SOCIEDADE EDUCATIVA TANGUÁ

Fundada no dia 08 de agosto de 1943, hoje o Tanguá está completando seus 72 anos de vida.
Atualmente presidido por Mário Grzybowski, o Marinho como é conhecido. Nas cores Vermelho e preto, manda seus jogos no Estádio Francisco Tiago da Costa(Rua Prof. Alberto Krause, 1875, Tanguá, em Almirante Tamandaré.  Tanguá já foi Tricampeão amador e Bicampeão da Folha de Tamandaré.

Confira a entrevista com o presidente Marinho realizada recentemente

Marinho, Presidente do Tanguá 30 Mário grzybowski, conhecido como Marinho, nasceu em 15/08/47 atrás da Escola Alberto Krause, cresceu, viveu e vive até hoje no Tanguá, onde os pais moravam. Irmão de quatro filhos, aos nove anos, Marinho saiu de casa e foi morar com a tia e já cedo trabalhou com carroça até os 19 anos. Começou a jogar no Tanguá aos 15 anos.
Casado com a Dirlei que sempre o acompanha desde o dia 26/05/1967,  pai de dois filhos, Maurício e Camila.
Marinho com a esposa Dirlei, 48 anos de união
91 
Foi para Guaratuba com dezenove anos para quebrar pedra, trabalhar como pedreiro e fazer buraco em pedra para colocar explosivo.
Foi campeão pelo Tanguá na categoria aspirante e também foi campeão pelo Morumbi com 23 partidas invictas, em 1983.
Marinho com a esposa Dirlei e o filho Maurício. 82  Campeão pelo Morumbi
Trabalhou, ou tentou trabalhar com esgoto, mas ficou apenas um  dia no trabalho. Depois como encanador e hoje em dia, as pessoas dizem que ele é o faz tudo no Tanguá como: pintura, encanador, cuida do gramado, dos vestiários e do bar nos dias de jogo. Mas, acima de tudo, hoje Marinho é um  grande administrador.271

Economizou mais de trezentos mil na construção e reforma do salão de festas, onde tem uma sala de troféus do clube.101Tudo isto, devido a troca(venda) da Sociedade para a Prefeitura da cidade.  Mas, com as chuvas e os muros caindo, sempre tem uma despesa extra e desta vez foi construiu o muro para não cair mais.
Marinho tem 50 anos de Tanguá e diz que pegou desde o primeiro presidente que era o Mario ferreira do nascimento , Miguel kuque, Paulo Wolf, Lino Wolf.
sociedade Educativa Tanguá surgiu no ano de 1943 e recentemente, teve que mudar o nome para Associação Educativa Tanguá devido a imposição da lei. Mas, o campo já existia, e o terreno foi uma doação dos bisavós.
Roberto Krause que leva o nome da rua, foi um dos presidentes do Tanguá e sogro do Marinho que também é cunhado do Berto que ficou na presidência pelo prazo de dois anos. Berto tem um bar chamado 10:20 quase ao lado do campo e é bem frequentado por torcedores, jogadores e amigos.
Time de Veteranos do Tanguá 61e Marinho, Coxa Branca defende as cores do Vermelho e preto do Tanguá.
Coxa Branca de coração, Marinho sempre defendeu o vermelho e preto devido as cores do Tanguá.
Seu grande parceiro que o ajuda sempre, o filho Mauricio  está sempre presente nas coisas envolvidas no Tanguá. Maurício teve uma história no profissional que começou com um grande erro do Coritiba, como conta o Pai orgulhoso Marinho – “levei ao Coritiba no Capão da Imbuia onde faziam os treinos com o professor Miro que era o grande olheiro do Clube”, disse Marinho. Grande olheiro que viu no Maurício, uma pequena criança e que não teria chance. Marinho não desistiu e levou o pequeno garoto para jogar no arquirival Atlético que o acolheu. Na primeira oportunidade, quando já treinava no Atlético teve um ATLETIBA no Pavok, e foi lá mesmo no Pavok que Maurício entrou como titular e fez três gols deixando os “olheiros” do Coritiba boquiabertos. Houve até briga na comissão técnica do Coritiba e se perguntavam:  “Quem deixou este pequeno garoto escapar”. Maurício ficou no Atlético até os dezenove anos e depois foi jogar no Combate Barreirinha, onde foi Tricampeão e também Campeão pela Taça Paraná e de lá foi para o Malutron como profissional, também foi campeão brasileiro, depois pelo Caxias, Vila Nova, Cianorte, entre outros. Hoje trabalha na Prefeitura de Almirante Tamandaré assessorando um vereador. Maurício é diretor do Tanguá.
Marinho mostra com orgulho uma edição do jornal Diário Popular 251onde o Jornalista Leônidas Dias fez uma publicação especial do Tanguá.
Grêmio Feminino Tanguá com as mulheres que entregaram as faixas de campeão.
Veja mais fotos dos times e fases do Tanguá

27      31415171121  111141131151161191181221211 (1)211231 241  311marinho

A atual diretoria conta com os seguintes colaboradores:
Presidente – Marinho
Vice presidente – Toninho
Secretário – Daniel Sgoda
Diretor de Futebol – Mauricio
Treinador Adulto – Antonio Marcos
Auxiliar – Adilson
Treinador Juvenil – Ebert

O Tanguá volta a disputar o Campeonato Amador depois de ficar afastado. Seu elenco contará com jogadores novos mesclado com a experiência de outros. Confira o elenco:
GOLEIROS
Jansen – ex KGV FRG
Gava – remanescente
LATERAIS
joilson – Ex Vasco
Wil – Ex gralha Azul FRG
Sagui – Ex União Ahú
Fabinho – Novidade
Denis – Novidade
ZAGUEIROS
Santana – Ex Vila Hauer
Rodrigo – Ex Vasco
Rato – Ex Sergipe
Michel – Ex Gralha Azul FRG
Pezão – Novidade
VOLANTES
Sauro – Ex Vasco
Daimon – Ex Sergipe
Leandro – Ex Sergipe
Diego – Ex São Brás
MEIAS
Diogo – Ex União Ahú
Alisso – Ex Gralha Azul FRG
ATACANTES
Cachorrinho – Ex Barça FRG
Matheus – Ex Riacho Doce SJP
André – Ex KGV FRG
Taubaté – Ex Paranaense SJP
Luizinho – Remanescente
Fernando – Novidade
Pantufa – Ex Prudentópolis

Segundo o Diretor de Futebol Maurício Gryzbowski  a intenção do Tangué é fazer um bom trabalho agora para daqui a dois, três anos subir para a série especial.

Fotos de um dos amistosos do time  TANGUÁ TIME (3)Técnico Antonio Marcos e Vice presidente Toninho(de olho nos amistosos)
TANGUA (1)
TANGUA (19)TANGUA (24)TANGUA (9)TANGUA (29) JUVENIL SE PREPAROU TAMBÉM COM VÁRIOS AMISTOSOS
TANGUÁ TIME (25)TANGUÁ TIME (15)TANGUÁ TIME (35)TANGUÁ TIME (33)

PREPARAÇÃO E CAMPEONATO DA SÉRIE B DO AMADOR DA CAPITAL

E realmente o Tanguá vem fazendo uma série de amistosos, tanto no Juvenil como no adulto para ganhar corpo e entrosamento entre os atletas. O Campeonato é difícil e temos que estar muito focar, afirmou o diretor Maurício.

Este ano o Campeonato Amador será disputado por 16 times sendo: URANO, CAXIAS, FORTALEZA, OLÍMPICO, SHABUEREYA, SÃO BRAZ, BANGÚ E VILA HAUER  que disputam pelo grupo A.  O time do tanguá está no grupo B que conta além do TANGUÁ, com  BAIRRO ALTO, NACIONAL, IPIRANGA, SANTISSIMA TRINDADE, RENOVICENTE, UNIÃO AHÚ E VASCO DA GAMA.
O sistema de disputa da Série B está previsto para 4 fases, sendo na primeira fase os times disputam dentro de suas respectivas chaves, classificando para a próxima fase as quatro melhores equipes de cada chave fazendo o confronto olímpico. Para a terceira fase se classificam os quatro vencedores do confronto e indo para a final as duas vencedores dos confrontos. Os confrontos da primeira rodada dos grupos A e B serão os seguintes:

FORTALEZA X SÃO BRAZ
SHABUEYA X BANGÚ
URANO X VILA HAUER
OLIMPICO X CAXIAS
NACIONAL X BAIRRO ALTO
SANTISSIMA TRINDADE X UNIÃO AHÚ
IPIRANGA X VASCO DA GAMA
RENOVICENTE X TANGUÁ

Confira a sequência dos jogos do Tanguá

19/08 – TANGUÁ X NACIONAL
26/08 – IPIRANGA X TANGUÁ
02/09 – TANGUÁ X SANTÍSSIMA TRINDADE
16/09 – VASCO DA GAMA X TANGUÁ (CLÁSSICO DA REGIÃO)
23/09 – TANGUÁ X BAIRRO ALTO
30/09 – TANGUÁ X UNIÃO AHÚ   
   
               Fotos: Acervo Tanguá e Kiu Fotografias
Texto: Valquir Aureliano
AMADOR ESPORTIVO

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA